O Banco do Brasil tinha o desafio de entender a percepção da marca, sua concorrência e seus territórios de atuação nos ambientes digitais.
Compreendendo a complexidade do Banco, o Brivia Group propôs um projeto 360º de monitoramento de canais digitais, capaz de identificar, acompanhar e analisar os comportamentos provenientes das seguintes frentes:
E como fazemos isso?
1. Setup de monitoramento
Estudo de identificação de canais e termos de interesse: onde e como a marca está sendo, ou tem potencial de ser, citada.
Configuração inicial e atualização contínua do painel de monitoramento: definição de queries (termos de busca), páginas, hashtags e serviços de interesse — incluindo mídias sociais, sites e blogs.
2. Coleta e tratamento de dados
Coleta e armazenamento seguro de dados associados ao cliente e seus interesses, sempre respeitando a privacidade das informações sensíveis dos usuários publicadores.
Classificação das ocorrências coletadas:
Análise de sentimento (favorável, desfavorável ou neutro);
Tagueamento de grupos de publicadores (incluindo stakeholders);
Classificação de assuntos de interesse, criticidade da menção e protagonismo da marca na citação.
Garantia de qualidade (Quality Assurance) das classificações.
3. Estudo de campo semântico
Análises léxicas ancoradas no software R, permitindo diversas abordagens estatísticas sobre corpus textuais.
Identificação de especificidades discursivas de grupos de indivíduos, termos mais mencionados e similaridade entre eles.
O campo semântico se torna uma fonte estratégica de pesquisa em redes sociais, onde discursos se propagam rapidamente por comentários e postagens.
4. Metodologia de crise
Desenvolvida pelo Brivia Group, essa metodologia avalia o impacto de eventos para a marca com base em:
Tempo de exposição;
Grau de negatividade das menções;
Comparações matemáticas com eventos anteriores.
A partir desses dados, conseguimos emitir alertas sempre que um evento se aproxima de uma possível crise.
5. Teoria dos grafos + Análise de Redes Sociais (ARS)
Aplicamos a Teoria dos Grafos para mapear relações e influências entre publicadores e/ou temas, por meio de visualizações matemáticas.
A Análise de Redes Sociais (ARS), em diálogo com Sociologia, Psicologia Social e Antropologia, complementa essa abordagem.
A combinação dessas metodologias permite identificar:
Potenciais influenciadores e temas de interesse (positivos ou negativos);
O papel da marca nos discursos analisados;
Interesses de quem interage com a marca.
Como resultado, entregamos valor real para o negócio.
REPUTAÇÃO
Mensuração do volume de conversas associadas à marca;
Identificação do crescimento e impacto de temas positivos e negativos;
Mapeamento de influenciadores que amplificam os discursos em evidência;
Compreensão do comportamento do público nas redes;
Radar de possíveis desdobramentos e repercussões com potencial de afetar a saúde da marca.
IMPRENSA
Listagem de pautas em evidência na grande imprensa, relacionadas ao setor e à concorrência;
Filtragem e análise qualitativa das matérias que mencionam a marca em portais de notícias;
Mensuração do impacto da repercussão dessas publicações nas redes sociais;
Identificação de possíveis desdobramentos que merecem monitoramento.
CONCORRÊNCIA E OPORTUNIDADES
Avaliação da relevância dos principais concorrentes nos debates online (redes sociais e imprensa);
Identificação das principais temáticas positivas e negativas associadas aos concorrentes;
Mapeamento das ações de marcas — concorrentes diretos ou não — dentro dos territórios de interesse da marca;
Detecção de produtos e serviços mais associados a reclamações, dúvidas, elogios e conteúdos com linguagem memética.
RELATÓRIOS DE CRISE
Relatórios estratégicos com acompanhamento em tempo real das etapas de uma crise (surgimento, crescimento e desdobramentos);
Suporte ágil para a tomada de decisão em situações críticas.
ALERTAS EM TEMPO REAL
Notificações sobre menções nas redes sociais e na imprensa que possam impactar negativamente a imagem da marca — ou indicar oportunidades para interações positivas.
DASHBOARDS
Painéis filtráveis e granulares, com atualização constante e visualizações objetivas das principais métricas:
Volume de menções por dia e hora;
Sentimento associado;
Principais assuntos e termos mais utilizados;
Oportunidades identificadas;
Produtos e serviços mais mencionados.
ESTUDOS DE TERRITÓRIOS DE INTERESSE
Análises aprofundadas sobre territórios estratégicos para a marca, com foco em:
Pautas em destaque;
Influenciadores potenciais;
Oportunidades de atuação, como a criação de conteúdo relevante.
MAPEAMENTO DE PERFIS FAKES
Identificação e derrubada de perfis falsos e tentativas de golpe que possam comprometer a reputação da marca no ambiente digital.
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