DIGITAL BRANDING CO.

Inteligência a partir de monitoramento em mídias sociais

A Telefonica | Vivo é a maior empresa de telecomunicações do Brasil e oferece serviços e produtos móveis, fixos e de TV. No Brasil, a Vivo é a marca que representa a companhia, adquirida pela Telefónica. Além dessa, O2 e Movistar também fazem parte do grupo, presente em mais de 24 países.

A Vivo possui a maior cobertura de telefonia no Brasil, abrangendo mais de 3 mil municípios. Recentemente, a GVT foi incluída no grupo, permitindo a oferta de pacotes quadriplay: internet, móvel, fixo e tv.

O DESAFIO

O desafio da Brivia em atender a Vivo é tão grande quanto o porte da empresa: transformar a percepção das pessoas que mencionam a marca e seus concorrentes nas mídias sociais em inteligência competitiva. Mais difícil do que monitorar a palavra "Vivo" é monitorar o seu concorrente, "Oi", e a Brivia faz isso também. Para uma empresa que busca se tornar uma Telco Digital, o comparativo com o mercado é imprescindível.

A Brivia compreende que menções são experiências relatadas espontaneamente. Cada menção é uma oportunidade para analisar como as pessoas se apropriam das marcas e quais são os motivadores que as fazem expor sua opinião. E, mais importante do que isso, quais são os aprendizados e insights que estas opiniões geram. Ferramentas de monitoramento são utilizadas para geração de inteligência.

A ESTRATÉGIA

A equipe de Social Media da Brivia construiu uma visão de database das ocorrências de todas as mídias sociais, estruturada de maneira que garanta o datamining (a classificação e a disponibilização de todos os tipos de informações encontradas: fotos, vídeos, textos e dados em geral), abrangendo todas as esferas da organização: da marca às suas especificidades e detalhamento de produtos e serviços.

Para garantir a entrega de tudo, mesmo quando não é possível ter uma visão completa, foi desenvolvida uma metodologia de amostragem, baseada em parâmetros estatísticos e de pilares de interesse. Isto, aliado à compilação e à análise destes dados (data analysis), garante entregas recorrentes e sob demandas coladas aos objetivos do negócio e das áreas.

A democratização da informação e o uso de data visualization permite a evolução do conceito da cultura baseada em dados para a tomada de decisões (data-driven culture), inserindo as mídias sociais neste contexto.

AS ENTREGAS

Os dados não geram significado. Nós geramos.

QUER MAIS?

Sim, nós temos!

VAMOS FALAR MAIS SOBRE DIGITAL BRANDING?

Fique por dentro das novidades, Assine o BRIVIANEWS:

OBRIGADO, SEU E-MAIL FOI CADASTRADO COM SUCESSO.

OK

OPS! E-MAIL INVÁLIDO, DIGITE NOVAMENTE.

OK