DIGITAL BRANDING CO.

Instituto do Cancês Infatil/RS

Comunicação, engajamento e mobilização social

O Instituto do Câncer Infantil RS é uma das entidades filantrópicas mais conhecidas e respeitadas do Estado. Com duas décadas de atuação, tem sede em Porto Alegre, mas assiste crianças e adolescentes com câncer de todo o Rio Grande do Sul. O ICI-RS não possui mantenedores, o que faz com que a Instituição precise da colaboração constante das iniciativas pública e privada para garantir a continuidade de seu trabalho.

NECESSIDADE

O desafio proposto à Brivia foi o de orquestrar a comunicação da Instituição, reestruturar sua plataforma digital e desenvolver um posicionamento que reforçasse a marca ICI-RS, ao mesmo tempo em que norteasse todas as campanhas institucionais e ações desenvolvidas ao longo do ano. O objetivo principal era o de aproximar a comunidade da Instituição e levar sua nobre causa ao conhecimento do maior número de pessoas possível.

SOLUÇÃO

Abraçamos toda gestão da comunicação do ICI-RS e nos envolvemos em todas as frentes, desde a renovação da marca até a reestruturação da sua plataforma digital, composta pelo site institucional e pelas mídias sociais. Definimos a CORAGEM como o posicionamento da Instituição, o qual estaria presente em todas as campanhas e ações da Instituição, reforçando sua causa e sua missão.

NOVO SITE

O início do trabalho da Brivia focou-se na reestruturação do site do ICI-RS. A Instituição tinha a necessidade de uma plataforma que reunisse todas as informações referentes ao seu trabalho e proporcionasse ao usuário o acesso rápido às formas de como ajudar.

A primeira missão foi cuidar da arquitetura de informação, mapeando e organizando o conteúdo. Foi construído o mapa do site, com as informações categorizadas em: Quem Somos, O Que Fazemos, Sobre a Doença e Como Ajudar.

CONHEÇA O SITE DO ICI

Guia para a família:Criado para orientar familiares e amigos em como tratar e cuidar de crianças com câncer. Disponível no site para download.

BRANDBOOK

A mudança mais significativa foi em relação à renovação da marca. A Brivia propôs um novo conceito visual e a adequação na linguagem utilizada, de forma a humanizar a Instituição e envolver as pessoas na experiência de fazer parte de uma causa tão nobre.

O tom de voz utilizado, não apenas no novo site, mas em todas as campanhas e materiais institucionais, é simpático e didático para alcançar o entendimento em todos os níveis de público.

O conceito visual foi pensado a partir da utilização de elementos gráficos mais modernos, jovens, infantis e atuais. Novas cores foram acrescidas à paleta da marca, e a nova tipografia remete à escrita manual, mais humana e pessoal. Além disso, o leão, ícone máximo da Instituição, foi renovado,​ ganhando uma aparência mais jovem e cores mais claras, comunicando assim mais proximidade, cuidado e confiabilidade.

Tem gente que corre dos desafios e tem gente que corre para superá-los. Esse foi o conceito proposto para a campanha da 21a Corrida pela Vida do ICI-RS.

Correr é muito mais do que um esporte. É um momento único, em que se supera os próprios limites e obstáculos. Dessa forma procuramos emprestar um ar esportivo à criação da peça, sem perder o foco do evento, que são as crianças.

Utilizando as cores que simbolizam a esperança, o amor e a coragem das crianças do ICI-RS, a ideia propõe um apelo mais emocional, colocando modelos infantis como protagonistas das peças, para ressaltar a bravura com que elas encaram a doença.

A comunicação integra anúncios, outdoor, impressos (cartazes e folhetos), ativação nas redes sociais, hotsite e VT comercial.

A campanha “Grandeza não é uma questão de tamanho. É de coragem”
superou as edições dos anos anteriores e bateu recorde de público e de inscrições.

MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais são importantes ferramentas de comunicação da Instituição. Por meio delas ativam-se campanhas, divulgam-se eventos e mobilizam-se esforços em prol da causa. A Fanpage atualmente é o canal mais acessado na busca de informações atualizadas sobre o Instituto.

Nosso trabalho foi desenvolver o planejamento editorial da página, categorizando os conteúdos e produzindo os cards comemorativos e institucionais, além de fazer o acompanhamento do canal.

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